quarta-feira, 26 de março de 2008

Primeira-dama ao avesso

João Marcos Veiga e Salua Zorkot

Belo Horizonte, como toda cidade, tem sua primeira-dama. Só que, basta uma rápida pesquisa para constatar: ela não existe em fotos oficiais, cerimônias ou festinhas. Thaís Velloso Cougo é uma primeira-dama ao avesso, abdica do frágil respeito dessa categoria e foge da sombra de mulher de Fernando Pimentel. Ao invés de se preocupar com chapéus , ela estuda fenômenos de urbanização da capital mineira na década de 50. Ao invés de um porta-retrato de viagens e encontros com políticos, Thaís têm sob a mesa livros de História e catálogos culturais. Ao invés de estar no salão de beleza, ela está na sua sala de curadora do Museu Abílio Barreto. E, agora, está muito preocupada com o passarinho amarelo e azul que já não pousa na sua janela há alguns dias.

4 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Gostei muito das legendas das fotos. E também gostei do hiperlinks. Achei que poderia ter rolado uma entrevista ping-pong com ela.

28 de março de 2008 às 17:30  
Blogger Maymay disse...

Otimo personagem, seria interessante que todos a conhecessem.
As legendas também são ótimas e achei interessante como vcs brincaram com a 'imagem de primeira dama' que temos.

31 de março de 2008 às 13:43  
Blogger Cristiano Freitas disse...

Bacana, só agora me dei conta de que BH tem uma primeira-dama. Gostei dos vários recusos midiáticos utilizados, mas acho que houver um exagero de hiperlinks.

1 de abril de 2008 às 16:21  
Blogger Geane Alzamora disse...

o personagem é bacana, mas algumas perguntas insistem: o cargo no museu deriva do fato de ela ser primeira-dama? O interesse histórico em BH se relaciona com sua condicao de primeira-dama? Em que medida ela, de fato, tem voo próprio? Voces também poderiam ter contextualizado as primeiras-damas (Ruth Cardoso, de um lado; Rosane Collor de outro; o que vai na linha primeira-dama BH?) Os links são majoritariamente bons, mas alguns poderiam ser melhorados (em vez de uma foto do chapeu - que se repete abaixo - que tal um ensaio com primeiras-damas de chapeu?), outros eliminados (pra que o link com o rei, se ja tinha uma foto dele? pra que link para o portal da puc?). Os videos, infelizmente, nao abriram.
Geane

2 de abril de 2008 às 18:32  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial